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Aeróbico em Jejum e a Nutrição Esportiva - (04 de Fevereiro de 2014)


Atualmente ocorre uma prática onde o desportista inicia seu treinamento sem alimentar-se, tendo uma ideia (ou falsa ideia) de que ocorrerá perda de peso.


Através de dados da literatura científica irei pontuar algumas situações que poderão ocorrer nos treinos em jejum:


1. o primeiro substrato utilizado para o início do treinamento é a glicose que está na corrente sanguínea;


2. sem esse substrato o organismo irá procurar outra fonte para produção de energia, só que na maioria das vezes usará PROTEÍNA (MÚSCULOS) E NÃO TECIDO ADIPOSO


3. o uso da proteína ocorre porque essa molécula é mais fácil de ser "quebrada" pelo organismo em comparação aos lipídios (gorduras)


4. o organismo sabe armazenar gordura, oxidação de gorduras (quebra para gerar energia) precisa de treinamento, anos de treinamento, muitos anos de dedicação, treinamento de ATLETA NÃO DE DESPORTISTA


Abaixo algumas considerações da literatura científica:


- Os autores concluem que jejum antes de exercício moderado feito para perda de peso NÃO assegura a utilização de lipídios, dessa forma, uma refeição leve antes de exercício torna-se importante estratégia para perda de peso. (International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism,21, 2011, 48-54)


- para cada 1g de glicose gerada durante o jejum, 1,75g de proteína precisa ser oxidada (quebrada). (Br J Sports Med2010;44:490-494)

- para melhora do sistema imunológico (o qual é importantíssimo para a performance) as pesquisas mostram o CARBOIDRATO como sendo a melhor estratégia nutricional de estímulo ao sistema imunológico(AMERICAN JOURNAL OF LIFESTYLE MEDICINE, 07/10/2013 - DOI: 10.1177/1559827613502444)


Ou seja, para você que faz treinamento seja a musculação, o aeróbico, o cross fit, circuitos, enfim, para você que se exercita a melhor estratégia AINDA É UMA BOA ALIMENTAÇÃO FEITA POR UM NUTRICIONISTA DO ESPORTE, ALÉM DE PERÍODOS DE DESCANSO


TRÍADE DO SUCESSO = treinar, comer (antes, quem sabe durante e após o exercício) e descansar


Bom treino!!!

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